Linha do Tempo

Linha do Tempo

Fatos históricos e curiosidades sobre a evolução da Insofti

A descoberta do Jornaleiro

Foi trabalhando como jornaleiro em uma pequena banca de revista na cidade de Paramirim, que Marcos Domicio descobriu sua maior paixão. Um belo dia, ele se esbarrou em uma revista repleta de códigos de programação. Mesmo sem compreender absolutamente nada, havia uma forte intuição de ele tinha encontrado um grande tesouro.  Desde então, a revista intitulada pelo nome Byte (lê-se baite ) tornou-se o seu livro de cabeceira e sua principal inspiração para sua carreira.

1988

Escola Byte Informática

No início dos anos 90, Marcos se mudou para Salvador, e como estudante de escola pública tentou ingressar no curso de computação oferecido pelo Colégio Central, mas teve a matricula recusada. No mesmo ano, ele se matriculou na Escola particular Byte Informática, sediada na Joana Angélica, onde por quase dois anos construiu sua base de conhecimento em computadores.

1990

Fundação da Logus Cultural

De volta à terra Natal, Marcos sentiu que era hora de começar um novo projeto. Ter a sua própria empresa para começar construir seus objetivos. Ainda com 17 anos de idade, seus pais tiveram que emancipa-lo para que pudesse abrir sua primeira empresa denominada de Logus Cultural. A Logus como era conhecida, foi um comércio varejista focado em conteúdos de livros, revistas, filmes e jogos de videogames.  Em uma época sem internet, e morando em uma cidade do interior, essa foi a forma que Marcos encontrou de continuar ampliando seu conhecimento e conectado com as mudanças do mundo.

1993

Fundação da Insofti

A visão de um mundo cada vez mais tecnológico, a necedade urgente de uma inclusão digital, e a escassez de profissionais qualificados para mercado de trabalho, levou Marcos Domicio a idealizar uma escola para cursos de capacitação profissional. Em 7 de outubro de 1994, foi fundada a Insofti.

1994

Primeiro Curso

O primeiro curso realizado pela Insofti foi para um grupo de sete alunos da cidade de Érico Cardoso, sendo a maioria deles professores de escola pública. O curso de informática foi ministrado por Marcos Domicio em uma sala com dois computadores, onde os alunos reversavam os trabalhos entre aulas práticas e teóricas. As disciplinas agregadas no curso eram: Windows 95, MS-DOS, Office 97.

1994

Campanha Insofti

Na década de 90, o conhecimento da informática era inacessível para uma grande parte da população, principalmente aquelas que viviam no interior.  As empresas locais estavam longe de aderir a informatização. O computador era um equipamento de alto custo e precisava de mão de obra especializada. Marcos Domicio fundou a campanha Insofti para ajudar romper essas barreiras. Uma ou duas vezes ao ano, a campanha Insofti era lançada, e uma equipe de colaboradores trabalhava durante quase um mês, visitando escolas, comunidades e empresas no objetivo de realizar a inclusão digital.

1996

Manutenção de Computadores

Ao tempo que escola passou ter mais computadores em seu laboratório, também surgiu a necessidade de se criar um departamento técnico para manutenção dos mesmos. Nesse período, muitas empresas estavam migrando seus trabalhos para o computador, e precisavam de suporte técnico.  Para atender essas demandas, a Insofti passou oferecer seus serviços de manutenção de computadores.

1997

Desenvolvimento de Softwares

Quando Marcos viu os códigos de programação na revista BYTE, ele sabia que um dia isso poderia lhe ser util. Sua empresa Logus Cultural estava precisando de um sistema de automação para gerenciar informações de clientes, produtos e finanças.  Utilizando apenas o seu conhecimento em Banco de dados Access e a linguagem VBA, Marcos construiu o seu primeiro software para computador.  Durante os primeiros anos, ele o aperfeiçoou e passou a comercializa-lo para outras empresas nos seguimentos de Locadora, Autopeças e empresas de exportação de manga.

1998

1ª Geração de Instrutores

Para dar continuidade na expansão da escola, foi necessário formar uma equipe de instrutores e criar novos cursos de especialização.  Alunos e ex-alunos dos cursos Insofti se escreveram no programa de seleção.  A avaliação foi realizada na sede do Colégio Paramirim, com a participação de 15 candidatos, sendo seis deles aprovados para o programa de formação de instrutores.

1998

1º Cursos de Especialização

Nos primeiros anos havia apenas um único curso na Insofti, o curso de informática. A partir do ano 2000 a escola passou a inserir novos cursos em seu catálogo, denominados de cursos de especialização. Os primeiros cursos  a entrar nesse ciclo foram: Autocad, Montagem e Manutenção de Computadores,  Photoshop, HTML e Linux. Todos eles ministrado por Marcos Domicio.

2000

O site da escola

O catálogo de cursos e serviços precisava ser diluído e organizado no formato digital, para que o público tivesse acesso em qualquer lugar de uma forma simples e direta. Em 2009 iniciaram se os trabalhos na construção do site da escola. Inicialmente ele foi desenvolvido e lançado utilizando CMS Xoops, no ano seguinte o site foi migrado para a plataforma do Joomla, no qual permaneceu por 05 anos. A partir de 2019, o foco do trabalho estava na produção de cursos online e na ampliação do marketing digital, objetivo este qual levou a escola a migrar o site para a plataforma do WordPress.

2006

Construção da Nova Sede da Insofti

Em 2009 a mãe de Marcos Domicio, Valdinéia Rosa Lopes, lhe cedeu um terreno na avenida Botuporã para a construção da nova sede da Insofti. Este era um grande sonho de Marcos, poder construir a escola do zero, com os padrões de qualidade e alinhada com seus ideais.

2009

2ª Geração de Instrutores

A primeira geração de Instrutores contribuiu essencialmente para o desenvolvimento da escola. O ex-integrantes deram continuidade aos seus projetos nas áreas de ciência da computação, medicina. Advocacia, gerente de Banco, e administradores de empresas. A escola ampliou seu laboratório de informática com três salas aulas, e contratou novos estagiários e instrutores para formar uma nova equipe de colaboradores.

2010

Ensaio Fotográfico

Durante o lançamento do curso Técnicas de Secretariado. A escola promoveu um evento de ensaio fotográfico, com a participação de fotógrafos, instrutores, estagiários e alunos. O proposito foi registrar cenas da rotina de trabalho do dia a dia de um escritório. O ensaio foi realizado no Edifício Dr. Francisco, e teve a colaboração dos maquiadores profissionais da Loja o Boticário de Paramirim. 

2010

Paramirim Eventos

Em 2010, o site Paramirim Eventos foi idealizado por Marcos Domicio, e tinha como principal objetivo noticiar eventos locais e regionais como também relatar os fatos históricos da cidade de Paramirim. Outro objetivo importante da sua missão estava interligado ao desenvolvimento profissional e criativo de terminados profissionais como fotógrafos, redatores e programadores.

2010

Reuniões e Treinamentos

As reuniões representavam o motor que levava todas as coisas para frente. Uma vez na semana, das 13:00 às 14:00, A equipe se reunia em uma das salas da escola para alinhar ideias, buscar soluções para problemas, e principalmente participar de treinamentos sobre diversos temas ligado ao mercado de trabalho, tecnologia da informação e atualizações de cursos.

2011

Cursos de Especialização

Nesse período novos cursos de especialização foram adicionados ao catalogo da escola, sendo eles: Técnicas de Secretariado, Curso de cabeamento estrutural de rede, curso técnicas financeiras, e Técnicas de contabilidade com Excel.

2011

Serviços de Web design

A escola já vinha trabalhando com desenvolvimento de sites desde de 2006. Somente a partir de 2012 essa atividade se transformou em um serviço comercial.  O Clube Senior’s de Paramirim foi o primeiro cliente a se beneficiar deste serviço. O projeto do site foi idealizado por Roberto Lopes durante sua gestão como presidente da instituição Senior’s.

2012

Serviços de Fotografia

A fotografia está inerente a várias atividades de produção de conteúdo. Seja na ilustração de texto, na produção de vídeo, na construção de site, no conteúdo do marketing digital etc.  Quase todos serviços da Insofti tem relação íntima com a fotografia. Dessa forma esta área se desenvolveu ao longo dos anos e se transformou em um serviço especializado da instituição.

2013

Amo Doar

O projeto social Amo Doar! É um site idealizado por Marcos Domicio voltado para financiamento coletivo (crowdfunding), onde pessoas podem criar campanhas de doações para causas sociais, projetos pessoais ou empreendimentos comunitários.

2016

Busca Trabalho

O projeto de desenvolvimento Busca Trabalho foi idealizado por Marcos Domicio. O site é um banco de dado de currículo, tem como objetivo facilitar a busca por vagas de empregos, como também simplificar o processo de recrutamento.

2016

3ª Geração de Instrutores

A 3ª Geração de instrutores foi selecionada em 2017 para trabalhar na produção de cursos online, cursos remoto, marketing digital, programação e redação.

Nov 09, 2017

Bazar da Cidade

O objetivo do Bazar é proporcionar uma maneira rápida e fácil para que pessoas e empresas possam usar a web para fins comerciais sem precisar investir rios de dinheiro.  E no mesmo segmento abrir espaço para o desenvolvimento comercial para as áreas de artesanatos, veículos, imóveis, produtos de informática, vestuário e prestação de serviços.

2017

Evento Campus Party

A Insofti participou do evento da Campus Parti edição 2018. O maior evento de tecnologia do mundo, reúne milhares de estudantes, professores, pesquisadores, jornalistas, cientistas, empresários, curiosos e artistas que têm interesse em aprender e compartilhar conhecimentos sobre o que há de mais moderno em tecnologias.

2018

Abertura da nova sede da Insofti

Após 10 anos em processo de construção, com longos intervalos de interrupções. A nova sede da escola finalmente ficou pronta. Localizada na avenida Botuporã, próximo à feira-livre de Paramirim.  A nova sede tem uma estrutura de um salão amplo, arejado com uma recepção, almoxarifado, banheiros feminino e masculino. Além um laboratório de informática com capacidade para 20 computadores, projetor de Datashow e TV. Todas Instalações   obedecendo os padrões de segurança exigido pelo corpo de bombeiros.

2019

Feira de Mudas e Sementes

Em 2019 a Insofti realizou a primeira feira de mudas e sementes em Paramirim. O evento aconteceu na sede as Insofti. O projeto contou com a participação alunos, instrutores, empresas da área de agricultura, agricultores e comércios em geral da avenida Botuporã. Durante o evento foi distribuído gratuitamente aos participantes mudas e sementes de espécies frutíferas e ornamental.

2019
Carrinho de compras
Rolar para cima