Equipe Insofti de Paramirim participa da Campus Party 2018
- 07/06/2018
- Postado por: Redator
- Categoria: Notícias
Marcos Domicio e Luciano Marques são amigos de infância, ambos são da cidade de Paramirim, Bahia. Os dois têm uma profunda paixão por tecnologia e computadores. Pode se dizer que eles são verdadeiros “Geeks da informática”.
Geek é uma gíria inglesa que se refere a pessoas peculiares ou excêntricas, fãs de tecnologia, eletrônica, games, histórias em quadrinhos, mangás, animes, livros, filmes e séries.
Na maior parte do tempo, Luciano se ocupa em em sua oficina consertando notebooks para seus clientes, nas horas vagas gosta de jogar LOL (League of Legends), e assistir seus animes favoritos, já Marcos, é instrutor de cursos na escola Insofti, e durante as folgas gosta de programar e fotografar.
A Campus Party simboliza o universo do Geek, e tem um profundo significado para esse público, conhece-la se tornou o grande sonho das suas vidas. Em janeiro de 2018, a oportunidade surgiu, Marcos fez as malas e partiu para São Paulo. Ao todo percorrei mais de 1500 km para se encontrar com Luciano, para juntos conhecer o maior evento de tecnologia de todos os tempos!
Sobre o evento da Campus Party
“Campus Party (CP) é uma conferência, com mais de 80 edições em todo o mundo, a Campus Party é a maior experiência internacional baseada em inovação e criatividade. É o catalisador que reúne empresas corajosas, pessoas visionárias, comunidades unidas, ensino superior e instituições de ponta para formar uma comunidade global. O ponto de referência para as novas gerações sobre questões do futuro e o uso consciente da tecnologia para mudar o mundo.”
Fundado em 1997 como um festival de tecnologia e LAN party, o evento foi realizado pela primeira vez em Málaga, Espanha, e desde então tem sido realizado no Brasil, Colômbia, El Salvador, México, Equador, Argentina, Uruguai, Paraguai, Costa Rica, Cingapura, Espanha , Holanda, Estados Unidos, Alemanha e Itália. O evento evoluiu para um festival anual de uma semana, 24 horas por dia, envolvendo comunidades online, gamers, programadores, blogueiros, governos, universidades, empresas e estudantes e abrange inovação tecnológica e entretenimento eletrônico, com ênfase em software livre , programação, astronomia, mídias sociais, jogos, tecnologia verde, robótica, redes de segurança e modelagem computacional.
Quem é o principal público da Campus Party?
“A Campus Party é um evento conhecido por atrair principalmente o público jovem amante de tecnologia, incluindo programadores, gamers, entusiastas de robótica. Uma mistura única de talentos em ascensão da geração do milênio e da geração z com idades entre 18 e 35 anos.”
Área camping
O acampamento da Campus Party oferece experiência de imersão completa para quem quer aproveitar ao máximo os quatro dias de evento. É o lugar onde os campuseiros descansam, tomam banho e dormem. Muitas vezes eles passam a madrugada acordados aproveitando a programação do evento.
Campuseros
Os participantes se referem a si mesmos como “Campuseros”, criando uma comunidade unida e participando da Campus Party todos os anos para se reconectar com os amigos. Os participantes são incentivados a trazer seu próprio computador, pois o evento gira em torno da participação on-line, os computadores são fornecidos no local, mas geralmente são muito procurados. Os campuseros trazem laptops e computadores de mesa e são montados em mesas no centro da sala de exposições.
Atrações de destaque
Grandes nomes da tecnologia compareceram ao evento, como Don Tapscott, o grão-mestre do Blockchain; o neurocientista Greg Gage e suas baratas cyborgs; Mitch Altman, hacker conhecido por inventar o TV-B-GONE; Sharron McPherson, diretora fundadora do consórcio Women in Infrastructure Development & Energy (WINDE); Salvador Bayarri, físico e escritor de ficção científica; e também Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica.
Projeto de Inclusão Digital
A CPBR11 também marcou o lançamento do Include, programa idealizado pelo Instituto Campus Party cujo objetivo consiste em criar e montar 10 mil laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia em todo o Brasil. “Há alguns anos estamos estudando uma solução para descobrir talentos tecnológicos nas comunidades carentes. Fizemos pesquisas e conhecemos uma série de projetos que tinham a tecnologia como alicerce, tanto no Brasil quanto em outros países, até chegar na formatação do Include”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.
Temas de Palestras, Cursos e Workshops
Realidade virtual, Blockchain, Makers, IOT, Cyborgs, Desenvolvimento de software, Programação
idiomas, segurança, código aberto, realidade aumentada, telecomunicações, inovação
políticas, gráficos 2d e 3d, impressão 3D, publicidade, áudio, blogs, multimídia,
Fotografia, Edição de Vídeo, Redes Sociais, Aeroespacial, Astrofísica, Biotecnologia,
Robótica, Química, Engenharia Genética, Nanotecnologia, Neurociência, Farmacêutica,
Filosofia, Física, Jogos, LAN party, Gamificação, Design de jogos, Jogos para dispositivos móveis,
Testes, Edutainment, Voice Over, Startups, Capital ventures, Investidores, Incubadoras, Crescimento
hacking, crowdfunding, economia verde, e-commerce, estratégias de monetização,
e muitos mais..
Cursos de Robótica, Mecatrônica, Arduíno e muito mais
Professores do Centro Paula Souza (CPS) ministraram uma oficina de introdução à robótica com uso de Arduíno, uma plataforma de desenvolvimento de projetos eletrônicos, constituída de hardware e software. Houve também uma outra oficina, intitulada Controlando Coisas, durante a qual os participantes aprenderam como são controlados semáforos e luzes de emergência, por exemplo.
Conclusão
A décima prima edição da Campus Party (CPBR11), aconteceu de 30 de janeiro até 03 de fevereiro de 2018, no Anhembi Parque, em São Paulo. “No total foram 750 horas de atividades, 12 mil campuseiros presentes, sendo 8 mil acampados, e mais de 130 mil pessoas presentes na Open Campus, o espaço gratuito do evento”.
Um dos pontos mais importantes da Campus Party é a oportunidade de se conectar melhor com as marcas e com as pessoas. É um evento único, diferente. Você se sente completamente imerso na maior concentração de nerds, geeks, empreendedores, influenciadores e gente interessante! Além de ter acesso a conteúdo e workshops de ponta praticamente 24h por dia.
Volto para a casa com a bagagem cheia de planos, ideias e inspirações. Na convicção de que cada minuto valeu a pena. O sonho agora é um dia poder levar uma caravana de alunos dos cursos Insofti para participar dessa grande festa.
Acesse o site oficial da Campus Party para ficar informado sobre a programação dos próximos eventos. Nos vemos lá!